quarta-feira, 25 de abril de 2012


 O Mundo Imaginário
                                                                  

A partir do segundo ano de vida a criança começa a viver num mundo de fantasias e imaginação onde existem muitos seres imaginários e magia. Isso acontece por ela não conseguir entender ainda o mundo real. Então ela cria o seu próprio universo onde tudo é possível e onde ela pode viver os seus pensamentos e as suas imaginações.
No universo que ela cria existem super-heróis, fadas e monstros e todos podem brincar com ela, fazê-la rir e sentir medo. Mas o mais importante é que eles ajudam essa criança a se desenvolver.
Já quando a criança atingir os seis ou sete anos ela deixa de fantasiar,pois nessa fase a criança ja terá deenvolvido a memória,a inteligência e a lógica.
Na época que a criança passa pela retirada das fraldas e pelo treino ao penico ela pode entrar em conflito e sentir muita angústia, pois nessa  hora ela aprende a controlas o seu próprio corpo. Ela tem medo de fracassar e assim decepcionar os pais, que são tão importantes para ela. A criança expressa seus conflitos através do medo do escuro, de estranhos, de situações novas, do trovão e outros temores que não se constituem fobias. É exatamente por estes conflitos que a criança tem a necessidade do seu próprio universo, onde os seus super-heróis conseguem ajudar a eliminar o mal. O pensamento de que tem sempre alguém para ajudá-la e que em seu mundo mesmo ela tem super-poderes ajudam a sentir mais forte para enfrentar as dificuldades e a a sensação de fraqueza diante dos adultos.
A criança atribui vida aos objetos e aos brinquedos e deposita neles os seus próprios sentimentos. Assim, ela vai dizer que é o seu boneco que está com raiva porque ele brigou com ele. Ela brinca com os seus brinquedos como se fossem pessoas de verdade. Desta forma ela libera os seus sentimentos negativos, ao expressá-los através dos brinquedos e objetos Agora é hora de tomar um cuidado especial com janelas e objetos perigosos, pois a criança pode querer imitar o comportamento e as atitudes dos seus personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário